26.1.05
Microsoft planeja cortar updates de softwares piratas
Esse tipo de atitude pode trazer diversas conseqüências. Não é a toa que a Microsoft tenha sido reticente em adotá-la, e esteja fazendo um teste em países Europeus. Talvez o uso do programas piratas diminua. Mas, por outro lado, existirão mais copias de Windows vulneráveis no mundo. O fato é que sistemas operacionais vulneráveis podem oferecer perigos não somente para seus usuários, como para terceiros.
Esta estratégia pode ser um incentivo para a migração de usuários para sistemas operacionais alternativos. Especialmente porque uma significativa parcela dos usuários de Windows não teria meios para arcar com os custos do programa. A gigante do software parece não estar alheia a estes fatos e planeja oferecer meios acessíveis para legalizar o Windows.
Outro aspecto é o meio pelo qual o controle tecnológico de acesso será implementado. As iniciativas nesse sentido têm se provado de difícil implementação, tanto por dificuldades jurídicas, em alguns casos, quanto em rejeição por parte dos usuários.